domingo, 29 de abril de 2012


 Lusheng

O lusheng é um instrumento musical chinês feito com vários tubos de bambu, 
cada um possui uma palheta livre, que são montados dentro de um longo tubo 
feito de madeira. 



Frequentemente tem cinco ou seis tubos de diferentes alturas. É um 
instrumento polifônico . Existe vários tamanhos que variam de pequeno 
a vários metros de comprimento.



O lusheng é usado principalmente nas regiões rurais do sudoeste da China
 (por exemplo, Guizhou , Guangxi e Yunnan ) e em países vizinhos como o
 Laos e Vietnã, onde ele é tocado por grupos étnicos como o Hmong e Dong .  




sábado, 28 de abril de 2012


Duduk 

Dham duduk (instrumento de sopro) oboé armênio. Um instrumento de sopro 
simples ou dupla palheta feita de madeira de damasco com um som que tem
uma qualidade de voz semelhante à humana.


 Ele tem um tubo cilíndrico de madeira, nove buracos (8 dedo-buracos e um
 polegar-buraco). Tem um som ambiente aconchegante, timbre macio e tom 
cheio. 



O ajuste é basicamente temperada diatónica, embora notas cromáticas
 podem ser obtidos por parcialmente abrir ou fechar os orifícios com os dedos. 
A origem do duduk remonta a tempos antes de Cristo.





Kouxian

Kouxian é o termo genérico chinês para harpa do judeu, e como tal é usado para 
se referir a todos esses instrumentos originários da China. No idioma chinês, no 
entanto, o termo é usado para se referir ao som de harpas todo judeu, seja da 
China ou em outro lugar.



O kouxian , o que provavelmente se originou na Ásia, é utilizado em toda a China,
 e é particularmente popular entre os não-Han grupos étnicos que vivem no 
sudoeste da China (incluindo Yunnan, Guangxi, Guizhou e). Cada um desses 
grupos étnicos tem seu próprio nome para o instrumento em linguagem própria 
desse grupo étnico. Esses nomes incluem ho-hos . Kouxian podem ser feitas de
 bambu ou metal, e muitas vezes são utilizados como um instrumento de corte.



Uma variedade de kouxian consiste de entre um e cinco folhas de latão que
 sãoarrancadas em frente da boca aberta, com a boca como uma câmara de
 ressonância. Cada folha produz um som diferente agudo quando puxada, e 
campos de notas 'são ainda mais refinado, alterando o volume e forma da 
cavidade oral. As folhas podem ser arrancadas uma a uma ou muitas de 
uma vez para produzir sintetizador-como melodia.




quinta-feira, 26 de abril de 2012


Houguan

O Houguan chama-se também de tubo de bambu. Um tipo de instrumento musical
 de sopro de linguetas. Era um instrumento de publicidade de comerciantes 
que vendiam mercadorias nas ruas na Província de Guandong, Sul da China.



 Em fins da década de 20 do século 20, este instrumento começou a fazer 
parte de orquestras de músicas de Guandong e da Opera Yue. Populariza-se 
em Guandong e Guanxi, sul da China.

O instrumento é formado por apito, tubo e campana. As linguetas são feitas
 de carriçal, enquanto o tubo é de bambu, madeira, plástico ou metais. O 
maior tubo é feita de bambu. com 7 orifícios e uma campana de chapa de bronze
 para ampliar a som e enfeitar o aparelho.


O timbre do aparelho com baixa tonalidade é muito parecido do Guanzi, outro 
tipo de instrumento musical de sopro e é tocado em acompanhamento de violinos
 chineses de media e alta tonalidade numa orquestra de instrumentos musicais
 tradicionais chineses.

O  aparelho que faz parte de uma orquestra são de tom G de media tonalidade
 de tom D de baixa tonalidade. O aparelho de tom G tem 53 centímetros de
 cumprimento e de 1 a 1,3 centímetros de diâmetro, 8 sonidos e uma diapasão 
de 8 graus, enquanto o instrumento de tom D tem 85 centímetro de cumprimento,
 1,1 a 1,7 centímetros de diâmetro e baixa diapasão. Na década de 60 do século
 20, músicos chineses inventaram um novo tipo Houguan com teclas de abre e 
fecha dos 18 ou 19 orifícios no seu tubo, melhorando sua qualidade. 

sábado, 21 de abril de 2012


Luo

O Luo (gongo ) é um instrumento musical tradicional de percussão. Este
 instrumento é indispensável para uma orquestra de instrumentos nacionais
 e na representação de operas, cantos e danças, bem como nas concentrações, 
competições de barco de dragão, dança de leões, comemorações de boa 
colheita e competições de trabalho, etc.

O gongo feito de bronze é simples. O corpo redondo tem uma superfície em 
forma de arco e fixado com um anel metálico. O instrumentista bate na parte 
central com um martelo de madeira.



O gongo de bronze era utilizado em primeiro lugar por minorias
étnicas que vivem no Sudoeste da China. No século I aC, o gongo
 se popularizou em todo o país através dos intercâmbios entre
diversas etnias. Foi utilizado geralmente nos campos de batalha.
 Os comandantes utilizavam este instrumento para comandar 
suas tropas. No jargão militar: “ Parar os combates quando ouvir o
 Jing” – Jing era o gongo de bronze.

Há cerca de 30 variedades de Luos para diferentes utilidades.
Os Luos grandes e pequenos são mais usados.



O gongo grande tem 30 a 40 centímetros de diâmetro. Ele produz
um som de larga e profundo diapasão e excelente e longo timbre.
 Na grande orquestra, o Luo grande tem a função de animar o
ambiente e reforçar ritmos de musicas, enquanto nas representações
de operas, este instrumento ajuda o aumento de ambiente e descrição
 de principais papeis protagonistas. .

O gongo pequeno divide-se em gongos de alto, médio e baixo
 sonidos e tem 21 a 22,5 centímetros de diâmetro. Este instrumento
 é amplamente usado nas orquestras de representações de opera
 de Beijing e de outras operas locais, bem como de representações
de peças de dramas, cantos e danças. É indispensável para uma
 orquestra de instrumentos de sopro e de percussão.

domingo, 15 de abril de 2012

Saxofone Tenor

O saxofone tenor é um instrumento de sopro, de palheta simples, 
da família das Palhetas. Apesar da construção do seu corpo ser 
de metal com sistema de chaves, a origem do som reside numa 
palheta, (fina lâmina de madeira, geralmente fabricada com bambu), 
daí enquadrar-se na família das Palhetas.



Duas boquilhas para sax tenor; a da esquerda mais utilizada para 
música clássica, a da direita mais apropriada para o pop ou jazz.
Possui um registro entre o Lá bemol 1 e o Mi 4 e está afinado em 
Si bemol.



A sua origem remonta ao século XIX, o seu inventor o Belga Adolphe
 Sax (1814-1894). Foi um instrumento de difícil aceitação no contexto
 da música clássica devido à sua sonoridade "pouco graciosa".



No jazz por outro lado, tem sido um instrumento de grande protagonismo
cuja linguagem tem vindo a ser ampliada por músicos tais como Dexter 
Gordon, John Coltrane e Chris Potter.



Gu

O Gu (tambor)  é um instrumento musical de percussão bem popular 
na China. Objetos arqueólogos desenterrados comprovam que o tambor 
tem de mais cerca de 3.000 anos de história.

 Na antiguidade, o tambor  era utilizado não apenas as atividades ritualísticas
 e nas danças, mas também na batalhas contra inimigos, badalar de horas 
e de alerta. Com o desenvolvimento social, o tambor é utilizado nas orquestras
 de instrumentos tradicionais, na representação de operas, canto e dança, 
dança de leão, competição de barco de dragão, festas e nas competições 
de trabalho, etc. 

As variedades de tambores na China são bem variadas, tais como tambor 
de lombo e outros. O tambor de lombo tem a forma redonda com o maior 
diâmetro na parte central e o menor nos dois lados fechados com couro 
de boi e cavalo. Os dois anéis nas duas partes laterais servem para segurar 
o aparelho no lombo.

 Os tambores de lombo têm quatro variedades de diferentes tamanhos e são
 utilizados na dança de Yange e nas orquestras de instrumentos tradicionais,
 sendo também um acessório de dançarinos. Ao dançar, amarra-se o tambor
 na cintura e se emprega duas baquetas.  


Gusle

O "gusle" é o instrumento musical nacional da Sérvia e é uma
 espécie de rebeca com uma só corda.



Um arco é puxado sobre as cordas (feito de rabo de cavalo),
 criando um som nítido e dramático, muito expressivo e 
bastante difícil de dominar. O gusle é feito de uma caixa
 de madeira sólida, o maple (tipo de madeira muito utilizada
 em instrumentos) sendo considerado como o melhor material
 (portanto, o instrumento é frequentemente referido como
 "gusle javorove" - maple gusle), coberto com pele de animais
 e um pescoço com uma cabeça intricadamente esculpida. Eles
 são mantidos entre as pernas com o longo braço apoiado
 em uma das coxa.

Era o instrumento preferido para acompanhar os longos
 "poemas épicos" que, cantados, são parte integrante 
da música tradicional balcânica.



Os "cantadores de histórias" conhecidos por "guslari"
 eram também os "cantadores de notícias" que, pelas 
ruas, divulgavam os acontecimentos mais recentes e, 
assim, mantinham informada a população.

O “gusle” ou “gusla”,é também usado noutros países dos
 Balcãs e na região dos Alpes Dináricos.

Frente


O termo "gusle/gusli/husli/husla" é comum a todos os
 povos Eslavos e genericamente aplica-se a um instrumento
 musical com cordas. O “gusle” não deve ser confundido
 com o “gusli” Russo, que pertence ao grupo dos “saltérios”;
 nem com o termo checo “housle” aplicado para o violino.

Costas


O “gusle” tem muitas similaridades com a lira que foi 
largamente usada em todo o império Bizantino e pode ainda
 ser ouvido, em muitas regiões que dele faziam parte, 
quase exactamente da mesma forma.


quarta-feira, 11 de abril de 2012

Brinquinho


O “brinquinho” é um instrumento musical da família dos “idiofones” e 
um “ex-líbris” da ilha da Madeira. Serve exclusivamente para 
acompanhamento das danças tradicionais daquela Região Autónoma 
e é composto por bonecos de pau vestidos com o traje tradicional da
 região, castanholas, fitilhos e caricas, dispostos de forma ordenada 
numa cana de roca e que são agitados verticalmente pelo executante.



O “bailinho da Madeira” ou apenas o “bailinho” é uma das músicas 
portuguesas mais conhecidas em todo o mundo. Por estar associada 
a ele, a imagem do “brinquinho” está também largamente difundida.



O "brinquinho" apesar de ser o instrumento regional de aceitação popular 
é de criação relativamente recente e, tal como o “bailinho”, terá surgido 
quando começaram a aparecer os primeiros grupos folclóricos na primeira
 metade do século XX.


segunda-feira, 9 de abril de 2012

trompete barroco

Baroque Trumpet (Trompete Barroco) - criado no final do século XIX para
 tocar obras barrocas (como Bach ou Handel, por exemplo)




Shofar

Shofar é considerado um dos instrumentos de sopro mais antigos. Somente 
a flauta do pastor – chamada Ugav, na Bíblia – tem registro da mesma época,
mas não tem função em serviços religiosos nos dias de hoje.

 Shofar de Oryx


O shofar não produz sons delicados como o clarim moderno, a trombeta ou 
outro instrumento de sopro, mas para os judeus, o shofar não é apenas um 
instrumento "musical". É um instrumento tradicionalmente sagrado.

Shofar de Antilope


Na tradição judaica, lembra o carneiro sacrificado por Avraham (Abrão) no lugar
de Yitschac (Isaac) através da história da Akedá (amarração de Yitschac), lida 
no segundo dia de Rosh Hashaná.


Qualquer chifre pode ser usado para o shofar, exceto vaca ou touro, pois estes 
chifres são chamados em hebraico de "keren" e não shofar, e também porque 
seu chifre é um lembrete ao Bezerro de Ouro que os filhos de Israel fizeram no 
deserto, ao deixarem o Egito.

  Shofar de Carneiro Claro


Shofar de Carneiro escuro



domingo, 8 de abril de 2012

Shamisen

O instrumento é uma espécie de alaúde, possui três cordas sobre
 um braço, geralmente feito de ébano ou mogno, e é dedilhado com 
uma espécie de dedal feita de chifre de boi (palheta). Seu bojo é 
fechado e revestido com pele de cobra (hoje em dia, usa-se material 
sintético), que recebe um tratamento especial, propiciando dessa
 maneira uma sonoridade inigualável.



Para o povo de Okinawa, o sanshin simboliza a união e a cooperação.
 Sua presença é indispensável em reuniões familiares, nas festas e 
cerimônias solenes. Atualmente, o sanshin é muito difundido em todo o 
Japão e também utilizado nos gêneros musicais Enka, Pop e Rock.






Ondas Martenot

Os instrumentos de tecla sofreram desenvolvimento no século XX. Mas
 foi no início deste século, mais precisamente em 1928 que foi inventado
 talvez o primeiro Teclado Musical Eletrônico.


O Ondas Martenot, ou ondium Martenot, considerado como o primeiro
 Instrumento de teclas eletrônico que pôde ser chamado de Teclado.


O som é como uma voz limpa. As notas podem ser escolhidas por um
 fio que fica logo abaixo dele, com um anel, ou pelo teclado. A articulação
 é dada pela mão esquerda pressionando um botão.



Quando pressionado, sai som. O instrumento produz um som ondulante 
com válvulas termiónicas de frequência oscilatória. As teclas e botões 
simplificam a manipulação de ondas de rádio.


Sesando ou Sasandu 

 Sesando, surgiu no final do século 19 na Indonésia, Nusa Tenggara, 
ilha de Timor, feita de bambu, madeira, folhas de palmeira, fio de metal.


Entre os instrumentos de corda mais notáveis na Oceania é o sesando ,
 uma cítara de bambu tubular com dez ou 11 cordas de metal fixados
 em um ressonador feita a partir da fronde de uma palmeira lontar. 

Coletados na ilha indonésia de Timor, esta sesando foi provavelmente
 feita por um membro da comunidade Rotinese local, cujos moradores
 se originou na ilha vizinha de Roti. Acredita-se ter poderes sobrenaturais
(musica Sesando) e, nas tradições de origem Rotinese, a gênese da o
 instrumento é dado lugar de igualdade com o casamento, luto e morte. 

Ao tocar, o músico usa a mão direita para tocar as cordas do baixo, 
enquanto a mão esquerda toca os agudos. O campo é ajustado com 
uma série complexa de pontes móveis e pinos de ajuste. 

Ocasionalmente, tocado como um instrumento solo, a sesando é
 predominantemente utilizado para acompanhar canções com versos
 compostos em bini , uma linguagem especial poético, e se abstém 
em Rotinese comum. 

As músicas são muitas vezes filosóficas, retratando o mundo como
 dominado pelo destino inevitável e a vida como, por vezes, decepcionantes 
e, finalmente, fugaz.



Xun

O Xun é o mais antigo instrumento musical de sopro da China e 
tem cerca de 7 mil anos de história.



O Xun vem de um tipo de instrumento de caça. Na antiguidade, as 
pessoas amarravam uma pedra ou bola de barro e lançavam para caçar 
pássaros e animais. Algumas pedras produziam sons quando giravam 
com a corda. Outras pessoas sopravam a pedras vacuás para divertimento.
 Pouco a pouco este tipo de instrumento de caça tornou-se o Xun.

O Xun primitivo foi feito de pedra ou ossos de animais ou cerâmica em 
formas achatada, elipse, global e de peixe ou pêra. O Xun em forma de
 pêra é mais popular.



O Xun de base plana tem um orifício de sopro na parte superior e vários
 outros nas partes laterais. O mais antigo Xun só tinha um orifício de sopro
 e um no corpo. Em século três, antes do Cristo , apareceu o Xun com 
seis orifícios.

Em fins da década de 30 do século 20, o professor do Conservatório 
Musical da China , Cao Zheng começou a produzir o Xun de cerâmico.
 Com base do Xun em forma de pêra, o professor Cheng Cong projectou
 novo Xun de nove orifícios com cerâmica violeta da cidade de Yixing,
 Província de Jiansu. Além de manter a forma e estilo antigo, o novo Xun 
pode exprimir músicas de baixo timbre. Além disso, o novo Xun têm seus
 orifícios colocados de forma regular, satisfazendo os hábitos de
 interpretação dos artistas da atualidade.


Plectro

Plectro, também conhecido como palheta, é um pequeno objeto utilizado 
para friccionar as cordas de cordofones.

Existem diversos formatos, durezas e espessuras e materiais utilizados
 na fabricação de uma palheta.

Em relação à guitarra, dependendo de sua espessura, a palheta é usada 
diferentemente; sendo as mais espessas destinadas à guitarra elétrica e 
seus timbres mais abrangentes (cerca 1 mm em diante) e as menos espessas
 (geralmente entre 0.4 e 1 mm) usadas em guitarra acústica em substituição
 ao toque com as unhas ou dedos.

Palhetas com menos de 1 mm são usadas para instrumentos de som acústico,
 ou para tocadores de notas bases valorizando o som natural do instrumento 
como violão, viola, craviola.


Cajón

Cajón é o aumentativo da palavra caja, que significa caixa em 
espanhol. Construído totalmente em madeira, o cajón mais difundido
 internacionalmente apresenta cordas colocadas por dentro sob o
 tampo, uma versão moderna que tem muita aceitação internacional. 
O instrumento encanta pela simplicidade, desempenho, por sua 
grandiosa vibração e versatilidade.



O cajón é um instrumento de percussão que teve sua origem no
 Peru colonial, onde os escravos africanos, separados de seus 
instrumentos de percussão pelos feitores da época, utilizaram-se 
de caixas de madeira e gavetas (outra tradução para cajón) para 
tocarem seus ritmos. Daí dizer que sua origem é afro-peruana. 
Com o passar do tempo o instrumento transformou-se no que 
conhecemos hoje por cajón. O instrumento hoje é considerado pelo 
governo peruano como “Patrimônio Cultural da Nação”.





Gaita ou harpa do judeu

A gaita , também chamado de harpa do judeu , roteador ou trompe 
é um instrumento musical idiófono pequeno e bastante simples. 
Consiste em um arco de metal (no sudeste da Ásia, este arco ou
 armor geralmente bambu ) com uma língua de aço no meio. A forma
 de todo o instrumento se assemelha a um φ. Normalmente, o corte 
é suportada pela boca do músico, e cavidade oral faz tampo.

Actualmente harpas maioria dos bucais têm uma espécie de pequena
 alavanca aplicado perpendicularmente na parte superior da língua, o 
que torna o seu som com um dedo, geralmente o índice.

Seu som é grave e monótono, e muitas vezes usado como um diapasão. 

"Gaita" deriva, quase certamente, de dois fatos: o instrumento tem
 uma curva que lembra o quadro de uma harpa e, como isso deve 
soar o sinal digital. 

Quanto a "harpa do judeu," quase certamente derivado do nome de 
outro instrumento muito diferente na estrutura, o berimbau , embora
 com um som um pouco semelhante. Receber muitos outros nomes, 
como "galego tronco."


Pode ser encontrado em muitas regiões do mundo por ter nascido 
nos tempos antigos, os viajantes, colonizadores e conquistadores. 
Exemplos são a Itália, na Sicília, a Mongólia, a Áustria ea várias 
regiões montanhosas da Europa, bem como na América, onde foi
 usado anteriormente no norte do Brasil na região norte da Argentina 
por tufos comunidades e wichis do Chaco, e é presentes nas 
comunidades mapuches nativas, tanto no Chile e no lado argentino.




Adolphe Sax

Antoine Joseph Sax — (6 de Novembro de 1814 - 4 de de 1894 (79 anos)), 
mais conhecido como Adolphe foi um construtor deinstrumentos belga,
 conhecido por ter inventado o saxofone.



Adolphe Sax nasceu em Dinant, Bélgica. O pai, Charles-Joseph Sax, 
também era construtor de instrumentos. Adolphe cedo começou a 
construir os seus instrumentos.

Quando deixou a escola, Sax começou as experiências para descobrir
 novos instrumentos, a sua primeira invenção importante foi um melhoramento 
no clarinetebaixo, que patenteou apenas com 20 anos de idade

Em 1840 inventou o saxofone. E em 1841, Sax mudou-se para Paris, 
onde continuou a trabalhar na construção e invenção de instrumentos.

A sua invenção mais famosa foi o saxofone, destinada a ser usado
 nas bandas militares. O instrumento tem o corpo metálico, com uma
 palheta de madeira, semelhante ao clarinete.

O compositor Hector Berlioz escreveu aprovando o novo instrumento 
em 1842, mas Sax apenaspatenteou o instrumento em 1846, depois de 
desenhar e construir toda a família de saxofones (do soprano ao contrabaixo).

A partir de 1867, Sax foi professor do conservatório de Paris.
Morreu em 1894 em Paris
Trompete persa primitivo, da dinastia Aquemênida, 
fabricado em bronze. Encontra-se no museu de Persépolis (Irã).


Kangling

 O Kangling é um pequeno trompete tibetano de metal usado em
 rituais budistas.  A campana  tem a forma de um mitológico monstro
 marinho chamado makara. 

Na prática tântrica budista de Chöd, expressão que significa “cortar 
o ego”, os praticantes, motivados por compaixão tocam o Kangling, 
invocam espíritos  e oferecem seu próprio corpo para satisfazer a 
fome de tais espíritos.

Originalmente o kangling era feito do fêmur humano (Kang= fêmur,
 gling=flauta). Isso porque os budistas acreditavam que após a morte,
 seu corpo não pode mais ser usado por você mesmo e sim, como
 uma roupa, pode ser usado por outra pessoa.




Instrumento de percussão 

É um instrumento musical cujo som é obtido através da percussão
 (impacto), raspagem ou agitação, com ou sem o auxílio de baquetas. 
Das formas de classificação de instrumentos musicais, esta é a 
menos precisa e a que possui a maior variedade de instrumentos, a
 maior parte dos quais possuem altura indeterminada (ou seja, não 
podem ser precisamente afinados). 

Esses são utilizados primordialmente com função rítmica, como é 
o caso da maior parte dos tambores, o triângulo e os pratos. Os
 instrumentos de percussão de altura definida, como os xilofones
 podem ser utilizados com função melódica e harmônica.

Embora haja uma variedade de instrumentos produzidos 
especificamente com essa finalidade, qualquer batuque feito com 
objetos comuns pode ser considerado como percussão. É possível 
assim fazer a percussão em uma música utilizando tampas de panela,
 potes de alimento, mesas, cadeiras, caixas, talheres, pratos, copos
 e mesmo objetos mais complexos como máquinas de escrever.

A maior parte dos instrumentos de percussão possuem som de 
curta sustentação e param de vibrar muito rapidamente após o
 estímulo inicial cessar, mas essa não é sua característica fundamental, 
uma vez que existem instrumentos de percussão que emitem sons de 
longa duração, como os gongos e sinos.
Carnyx

O carnyx era um instrumento de sopro da Idade do Ferro celtas, 
usado entre c. 300 aC a 200 dC. Era um tipo de bronze trombeta, 
mantido verticalmente, o sino denominado na forma de um javalis, 
ou outro animal, cabeça. 



Ele foi usado na guerra, provavelmente para incitar tropas para a 
batalha e intimidar os adversários. Transporte vertical do instrumento
 permitiu que ele fosse ouvido sobre as cabeças dos participantes 
em batalhas ou cerimónias.

Réplica carnyx 

Baqueta

A baqueta é um objeto em forma de pequeno bastão, geralmente, 
com uma das extremidades arredondadas, para percutir diversos 
instrumentos musicais. 

Pode ser feita de vários materiais, principalmente de tipos variados 
de madeiras, plásticos e/ou fibras. As pontas podem ser arredondadas
 em formatos diferentes, esta variação é devida a peculiaridade exposta
 por cada ritmo, e elas podem ser de plástico, borracha, madeira, vidro 
e /ou outros materiais, fica ao gosto do músico, pois cada um extrai 
um som diferente.



Os diferentes tipos de materiais causam diferentes sons, assim como
 as diferentes peles dos instrumentos percutidos.



As baquetas têm vários tamanhos e densidades, que se adaptam ao 
estilo musical e à sonoridade que o baterista queira produzir. Uma
 baqueta mais densa propicia um som mais forte, enquanto uma 
baqueta mais longa propicia um controle maior.

Baquetas Feltro Borracha