quinta-feira, 13 de setembro de 2012


Ghatam

É um instrumento de percussão usado na música Carnatic( http://en.wikipedia.org/wiki/Carnatic_music ) do sul da Índia . 


O ghatam é uma panela barro , o artista usa os dedos, polegares, as palmas das mãos e os calcanhares das mãos para golpear sua superfície exterior. Um som baixo arejado baixo tom, chamado gumki , é criado por bater a boca do pote com uma mão aberta. O artista, por vezes, pressiona a boca do pote contra a sua barriga nua, que aprofunda o tom do golpe baixo, e é outra forma de produzir o som gumki. Tons diferentes podem ser produzidos por bater diferentes áreas do vaso com diferentes partes das mãos.


Embora o ghatam é a mesma forma que um vaso de barro interno indiano, é feito especificamente para ser usado como um instrumento. O tom da panela deve ser bom e as paredes devem ser da mesma espessura ao redor para produzir um tom uniforme. 

Existem dois tipos de ghatams: Madras e Manamadurai. O ghatam Madras é um vaso de luz que necessita de menos força para tocar. O ghatam Manamadurai é um pote, pesado grosso com minúsculos fragmentos de bronze misturados no barro. Este tipo de ghatam é mais difícil de tocar, mas produz um som nítido, toque metálico que é favorecido por alguns tocadores.


Um comentário:

  1. Muito bom!
    Tenho uma moringa da Bauer, que me disseram ser como o instrumento de bote de barro indiano. O primeiro que cheguei na minha pesquisa foi esse. Simplesmente demais.

    ResponderExcluir