domingo, 1 de abril de 2012

Alaúde

O alaúde é um instrumento musical da família dos cordofones. Este instrumento
 é de corda palhetada ou dedilhada, com braço trastejado e com a sua 
característica caixa em forma de meia pêra ou gota.



A origem das palavras alaúde e oud possivelmente remontam da
palavra árabe al'ud, "a madeira"; alguns investigadores sugerem também
 que seja uma simplificação da palavra persa rud, que significa corda,
instrumento de cordas ou alaúde.



A caixa de ressonância dos alaúdes torna-se peculiar pela sua
forma arredondada, assemelhando-se a uma gota seccionada na vertical.
 O tampo é plano, normalmente em pinho europeu, casquinha italiana ou
 pinho flandres. A parte de trás da caixa é arredondada, construída com
 ripas de madeira, de um modo semelhante aos das pipas. 

Normalmente, os alaúdes apresentam uma a três rosáceas no
tampo, a boca da caixa que permite o contacto das vibrações da caixa
com o ar. Normalmente, estas são muito trabalhadas, com padrões
geométricos, e podem chegar a ter vários andares, principalmente nos
 alaúdes barrocos.

O braço é normalmente curto, trastejado. Existem, porém, na
 família dos alaúdes, diversas extensões de braços, procurando notas
 graves, como nas teorbas, nos chitarrone e alúdes-harpa, que começam
 a surgir no final do Renascimento.

Os trastes raramente são de metal, normalmente de corda ou de
 tripa torcida, amarrados à volta do braço.

Cravelhame e Cordas

Os cravelhames dos alaúdes simples caracterizam-se pelo seu
ângulo, perto do recto. As cravelhas são de madeira, semelhantes às
da família dos violinos. Os cravelhames podem-se tornar mais
complexos quando temos extensões de cordas, como nos já referidos
chitarrões e alaúdes-harpa

As cordas são normalmente duplas em quase todos os tipos de
 alaúdes. Podem também adquirir composições mistas de cordas, duplas
e simples, em que as duplas correspondem às cordas melódicas e as simples
 aos graves. No caso das cordas duplas, em regra geral, cada corda
dupla das agudas são afinadas em uníssono e as mais graves em
oitavas.Como na maioria dos casos dos instrumentos de corda de
música antiga, as cordas eram de tripa torcida e seca.



As origens do alaúde não são concretas. Vários tipos de alaúdes eram usados
 nas antigas civilizações Egípcia, Hitita, Grega, Romana, Búlgara, Gandaresa, 
Turca, Chinesa e Arménia/Siliciana. O alaúde atingiu a sua forma familiar, no
 início do século VII, na Pérsia, Arménia, Bizâncio e no mundo Árabe.



O alaúde se reveste hoje de uma aura de romantismo e de esoterismo que o 
violão jamais conheceu. Seu cultivo é essencialmente erudito e são raríssimos 
os instrumentistas que a ele se dedicam exclusivamente.




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